Série: Os 5 Mantras Que Transformaram Minha Vida – #5 Chidananda

SÉRIE: OS 5 MANTRAS QUE TRANSFORMARAM MINHA VIDA – #5 CHIDANANDA

Sou apaixonada por mantras. Tenho algumas playlists para diversos momentos e finalidades. Comecei a ouvi-los na adolescência, porém, eu apenas “ouvia”. Eles são mais do que belas canções e, no meu ponto de vista, dizer que são hinos de adoração é apequenar seu verdadeiro significado. São chaves para despertar a consciência da alma de seus infinitos saberes e potencialidades. Compreendi isso quando fiz meu mapa védico. A astróloga recomendou a prática diligente de determinados mantras para amenizar aspectos difíceis e despertar habilidades. Comecei a pesquisar mais a respeito e percebi que até mesmo o número de repetições de um mantra tem um significado, um propósito.

Este é o primeiro de uma série de cinco artigos sobre os mantras que transformaram minha vida. Compartilharei toda minha experiência com cada um dos mantras, desde a descoberta e a prática até como ele impactou a minha vida. Ficou curioso? Acompanhe os artigos e pratique!

#5 – Chidananda mantra: Para destruir as ilusões do ego

O artigo de hoje é dedicado ao CHIDANANDA MANTRA, um mantra de SHIVA. Ao lado de BRAHMA, o Criador, e VISHNU, o Mantenedor, SHIVA compõe a Trindade Divina Hindu.

Ele representa a energia divina destruidora. Seus mantras são intensos, como uma marcha militar. O curioso é que, embora Shiva seja o princípio destruidor, característica mais temível em um Deus, também é a divindade mais adorada na Índia. É o patrono do Yoga e de várias práticas meditativas, pois Shiva é a energia da transformação, que destrói as velhas estruturas corrompidas pela ilusão do mundo para revelar a Luz.

Com suas poderosas armas, Shiva vence os demônios (que são as emanações do ego, tais como: a vaidade, o desprezo, a ignorância, a ganância, etc.) e revela a essência. Toda transformação passa por Shiva. Mas despertar a energia de Shiva significa um mergulho na sombra. Afinal, não há reforma sem aceitação. É preciso reconhecer os pontos frágeis da própria personalidade a fim de transcender tais barreiras do ego.

Para conhecer Shiva é preciso sair da zona de conforto. Confrontar espelhos. Passar por cortes até que tudo o que reste seja a essência. Se fizer os mantras com confiança – não em um Deus, mas, na potencialidade divina que existe em você – terá mais que seus ouvidos, mas, seu coração.

Nada é fruto da fatalidade. Tudo o que existe de bom e de ruim tem vem da escolha. É difícil admitir que escolhemos cada obstáculo e desafio, mas, nada provém do acaso. A responsabilidade sempre sua. Foi você que escolheu cada amigo e cada um de seus inimigos.

Quando você conhece alguém que deseja prejudica-lo gratuitamente, é natural que se questione. Afinal, quem escolhe isso?! Bem, eu escolhi…

Durante uma prática de ThetaHealing pedi ao Criador que me ensinasse mais sobre a compaixão. Naquele momento, não imaginei que a maneira de eu aprender seria lidar com pessoas que até anteontem eu não tive problemas e até ajudei. A experiência foi tão forte a ponto de desconstruir algumas ideias sobre meu trabalho e eu mesma. Sentia-me profundamente injustiçada e cansada pois tudo que eu criava era copiado, cada um de meus planos eram atrapalhados e eu não podia mais conversar com alguém sem me perguntar: Quais mentiras essa pessoa andou ouvindo ao meu respeito?

Nada no Universo se revela sem uma função e foi justamente por isso que o Mestre recomendou que amassemos nossos inimigos. A princípio, acreditei que eu tinha inimigos para exercitar a compaixão. Felizmente eu tinha amor suficiente para doar para o mundo inteiro. Sabia usar a criatividade para tornar tudo mais expansivo. Aquelas pessoas me invejavam justamente por não ter amor e capacidade de usar a criatividade para algo construtivo.

Porém, quando ouvi Chivananda pela primeira vez, eu repensei. Nada é como se imagina, logo, a mensagem do Criador não era tão obvia assim. Existia um conteúdo mais profundo a ser revelado. Algo que dizia respeito a mim…

Durante muito tempo fui o tipo de profissional que respondia e-mails e mensagens rapidamente. Fosse domingo, feriado ou madrugada, eu nunca deixava alguém sem resposta. Embora exausta, eu nunca recusava um cliente. Usava meu intervalo para almoço e descanso e minhas horas em família para ajudar alguém.

Estive me comportando como a “salvadora do mundo” e o mais engraçado é que eu sempre meus clientes e alunos a jamais comprarem essa mentira. Pessoas SE curam. Nenhum remédio e nenhuma pessoa é capaz de curar alguém.

Se você acredita ser o salvador do mundo você está permitindo que o ego faça escolhas por você. Quando eu pedi ao Criador para me ensinar mais sobre a compaixão, Ele colocou inimigos no meu caminho. Nada acontece exatamente como imaginamos, logo, a resposta não era tão óbvia. Claro que aquelas pessoas eram dignas de compaixão, mas, elas estavam ali, manifestadas na minha realidade, para me mostrar que eu tinha me esquecido de alguém muito especial: eu mesma!

Na ordem das prioridades, tudo vinha antes de mim. Podia passar horas sem comer e finais de semana seguidos sem descanso, lazer e convívio familiar porque eu queria cuidar de todos, do mundo inteiro. Mas como eu podia fazer isso sem cuidar de mim mesma?

Estar consciente é romper com toda e qualquer divisão dentro de você, seja ela a dúvida, o medo, o julgamento, a inveja, a ganância e o apego. Eu precisava reconhecer a mim mesma, assim como meus inimigos me reconheciam.

Todos os dias é aberta a oportunidade de você fazer uma escolha diferente, mas infelizmente a maioria de nós acorda para fazer a mesma escolha de sempre. CHIDANANDA despertou Shiva em meu coração! Moveu uma profunda transformação na minha forma de relacionar com meu trabalho e comigo mesma. Desejo de todo coração que o mantra faça sua mágica em você!

Prática
Ouça o mantra uma vez, com total atenção. Permita as emoções emergirem e os pensamentos passarem. Respire fundo. Depois, leia a tradução e letra abaixo. Continue ouvindo durante 11 dias, ao menos uma vez por dia e se estiver pronto, cante com a gravação. Ele é um poema da tradição védica, por isso tem uma estrutura um pouco diferente de outros mantras. Pode levar tempo para memorizar o texto. Pode ser que memorize apenas uma parte. Não se preocupe quanto a isso: deixe os pontos de vista de lado e simplesmente pratique como for possível e como Chidananda despertar em você.

Durante o ciclo de mantras, lance perguntas para o Universo: Quem Eu Sou? O Que Estou Deixando de Considerar Que Me Faria Muito Feliz? O Que Temo Perder, O Que Temo Reconhecer Em Mim Que Está Impedindo De Eu Ser Muito Feliz? As perguntas são as chaves para a expansão da consciência.

Letra e Tradução do Mantra
Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Manobuddhi ahamkara chita ni naham
Eu não sou a mente, intelecto, ego ou conhecimento

Nachashotre jiv-hey nachaghrana netre
Eu não sou os olhos, o nariz, os ouvidos (os cinco sentidos)

Nacha vioma bhoomir na tejoe na vayu
Eu não sou espaço, terra, fogo ou vento (os quatro elementos)

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Nachaprana saugno na vã puncha vayu
Eu não estou respirando prana ou ar

Navah sapto dhatoo navaa puncha koshah
Eu não sou os sete metais, nem os cinco revestimentos

Na waak pani paadam nachapasta paayu
Eu não sou a fala, as mãos, os pés nem o reto

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Na me dvãsha rago na me lobha mo-hoe
Eu não sou a inveja, raiva, desejo, não-desejo ou atração.

Mado naiva me naiva matsarya bhava
Eu não sou arrogância nem orgulho nem religião,

Na dharmo na chartoe na kaamo na Moksha
Nem o dever (dharma), a saúde, a luxúria nem a salvação

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Na punyam na paapam na saukyum na dhukham
Eu não sou uma virtude, um vício, um pecado, a alegria ou tristeza.

Na mantro na tirtham name daa na yug na há
Eu não sou um mantra, peregrinação, oferenda, nem fogo ritual.

Aham bhoja namnaiva bhojyam na bhokta
Eu não sou comida, nem o devorador, nem o devorado

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Na mrootyur na shanka na me jaati bheda
Eu não sou morte, dúvida, nem discriminação de elenco.

Pita naiva me naiva maata na janma
Eu não sou pai, mãe nem filho

Na bandhur na mitram gurunaiva shishya
Eu não sou um irmão, um amigo, um guru nem um aspirante.

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Aham nirvekalpo nirakaara roopo
Eu estou além do conceito, além da forma

Vibureviapya sarvatra sarvendriyani
Eu sou o todo impregnante em todos os sentidos

Sadame samatvah na muktir na bandha
Eu vejo igualdade em todas as coisas

Chidananda roopah shivoham shivoham
Eu sou a felicidade eterna; Eu sou Shiva

Fontes:
Video: Youtube, canal: Humanity Healing
©2011 Humanity Healing. Partial Rights Reserved.
Music: “Chidananda” by Deva Premal and Miten
Kind Courtesy of http://devapremalmiten.com/.com
Images: Video Background, LLC
Imagens: Pixabay
Conteúdo: Letra do mantra: Site: Humanity Healing


Compartilhe:



Sagrado & Feminino

Um espaço para refletir a relação corpo, mente e coração e do indivíduo com planeta e a humanidade.

TOP