Você Reclama dos Obstáculos No Caminho? (Leia esse artigo e mude seu ponto de vista!)

VOCÊ RECLAMA DOS OBSTÁCULOS NO CAMINHO? (LEIA ESSE ARTIGO E MUDE SEU PONTO DE VISTA!)

Existe uma estória muito interessante sobre um ladrão de bancos especialista em desarmar sofisticados sistemas de segurança que, ao morrer, surpreendeu-se muito com o que encontrou no além vida. Pensou ele: “Nossa, esse lugar é demais! Tem a melhor comida, os melhores spas, as melhores bebidas. Instalações muito boas para dormir. Tudo melhor que eu sonhei! Vou me dar bem!”

Mas, no final, o homem acabou se sentindo entediado com aquele “paraíso”. Sentiu falta da emoção de roubar bancos e resolveu perguntar ao anjo se poderia roubar um banco novamente.

O anjo respondeu: “Claro! Qual banco deseja roubar?”

Está vendo aquele ali? É aquele que eu gostaria de roubar _ disse o ladrão.

O anjo pensou e disse:

_A que horas você gostaria de fazer isso?

_Três da tarde

_Quanto gostaria de roubar?

_Três milhões?

_Em cédulas ou barras de ouro?

_Em cédulas.

_Muito bem! Estará tudo lá exatamente como deseja no lugar e hora determinados! Aqui estão as plantas da instalação, senhas do sistema de segurança… Basta você entrar e pegar o dinheiro!

O ladrão disse: “Não, não! Você não entendeu! Eu quero planejar o roubo! Quero desativar o sistema de segurança do meu próprio jeito!

_Mas você não pode fazer isso! Agora as coisas são um pouco diferentes, amigo. Você está morto. A regra é que você nos diga o que quer e nós lhe oferecemos!

_Bem, mas assim não tem nenhuma graça, nenhum desafio! Qual é a jogada de vocês aqui no paraíso?

O anjo olhou muito seriamente para ele e disse: “Quem disse que você está no paraíso?”

Essa estória eu extrai do livro “O Poder da Kabbalah” de Yehuda Berg (um dos meus livros de cabeceira). É uma verdadeira pérola de sabedoria que lembra a importância dos obstáculos na vida.

Ninguém acorda pedindo ao Criador ou Universo mais obstáculos ou desafios na vida.Normalmente eles são recebidos com desconfiança e má vontade porque temos muita coisa para lidar e não precisávamos de mais um problema. Mas e se o obstáculo for a solução?

O desafio pode ser a energia que faltava para reconectar ao objetivo. Diversos tratados de espiritualidade afirmam que, quando um obstáculo surge, nosso desejo está muito próximo de ser concretizado.

Obstáculos e desafios devem ser vistos como oportunidades.

Quem desiste na primeira adversidade pode nunca ver seu desejo concretizado porque não está sabendo aproveitar a oportunidade.

Quando surge um obstáculo na vida, isso é um excelente sinal. Significa que você está perto de alcançar seu objetivo e, por isso, deve olhar o obstáculo como uma oportunidade.

Nunca um desejo se realiza como você espera. Pode demorar mais tempo do que você gostaria ou vir de modo diferente do imaginado. Pode ser ainda que o processo envolva algum sacrifício pessoal de sua parte, como ver um colega ser promovido antes de você ou ter de assistir alguém colher os frutos do seu trabalho. Nesse caso, o segredo está na atitude proativa de quem encara o desafio.

Existe uma grande diferença entre ser reativo e proativo.

Uma pessoa reativa age movida pela raiva, ódio, vingança, culpa, etc. Supondo que o colega que foi promovido conseguiu a promoção puxando o seu tapete. Você pode ficar com tanta raiva do ocorrido que resolve pedir demissão da empresa sem ter nenhum emprego à vista. Essa atitude é reativa e, como tal, seu efeito é mais limitação. Precisará encontrar um novo emprego e recomeçar a carreira em uma nova empresa, o que pode levar tempo, gerar restrição para si e para a família e para a própria empresa a qual se demitiu que não poderá mais contar com sua contribuição. Ou então pode receber a notícia da promoção de uma forma completamente diferente, com a atitude proativa de mostrar-se ainda mais motivado para uma próxima oportunidade.

Quando agimos de forma proativa trazemos inserimos muito mais Luz a situação, de modo que todo injusto também se torna mais visível. Porém, quando reagimos a uma situação, o que fazemos é consolidar a situação injusta, pois, o que injetamos ali é escuridão.

É exatamente o que acontece quando julgamos alguém. Esse julgamento tende a voltar para nós com grande intensidade. E quando julgamos a nós mesmos a ponto do corpo sentir estamos transformando isso em uma lei.

Uma consulta que atrasa, uma fila de banco muito lenta e um atendente de loja antipático são aparentemente desafios, mas, na verdade são oportunidades de injetar mais Luz.

Ao invés de ficar reclamando na espera ou brigando porque a consulta ou compromisso atrasou, procure lidar com isso da melhor maneira. Tudo existe por um motivo e este se revela na medida em que você se coloca em estado de permissão.

A vida não é um jogo enfadonho. O nome disso é tédio e esse é um jogo do nosso adversário: o ego. Sem obstáculos a vida vira um marasmo e o sentimento de satisfação se esvai. Como nós somos desejo – uma vez que nascemos do desejo do Criador ou Universo – é da nossa natureza desejar, porém, não só para si.

Quando temos um obstáculo, temos a oportunidade de injetar Luz em nossa vida e no mundo. Ele é o espaço para criar uma realidade diferente onde existe a certeza, a equanimidade e a possibilidade para todos. Todo mundo fica bem, se sente expansivo e com mais Luz.

Que tal a partir de hoje você realmente agradecer cada vez que receber um desafio?


Bibliografia
O Poder da Kabbalah: 13 princípios para superar desafios e alcançar a plenitude. Berg, Yehuda. Edição Pocket Atualizada e Revisada. Ed. Kabbalah Centre: São Paulo, 2011.
Imagens: Pixabay


Compartilhe:



Sagrado & Feminino

Um espaço para refletir a relação corpo, mente e coração e do indivíduo com planeta e a humanidade.

TOP